“Concepções Teóricas do Cuidar, Ensinar e Pesquisar em Enfermagem”

REGULAMENTO DO PRÊMIO “CONCEPÇÕES TEÓRICAS DO CUIDAR, ENSINAR E PESQUISAR EM ENFERMAGEM”

Art 1º: O Prêmio “Concepções Teóricas do Cuidar, Ensinar e Pesquisar em Enfermagem”, patrocinado pela Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, será oferecido no 10º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde –ENFCUIDAR. Esse evento e seus eventos satélites são promovidos pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ) e realizados pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF), Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO) e Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ).
Art. 2º – O prêmio “Concepções Teóricas do Cuidar, Ensinar e Pesquisar em Enfermagem, da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem será oferecido nas categorias “Profissional” e “Aluno de Graduação”.
Art. 3º O Prêmio é constituído de certificado de premiação, ofertado pela Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN / UFRJ.
§ 1º Esta premiação destina-se aos trabalhos científicos que versem sobre a temática central do ENFCUIDAR, em sua décima edição, “As concepções teóricas na construção da cultura do cuidado”, aplicadas na prática de cuidar; na prática de ensinar; e/ou na
prática de pesquisar.
§ 2º – Farão jus ao prêmio, o(s) autor(es) do trabalho classificado em primeiro lugar;
§ 3º – O(s) autor(es) dos trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares farão jus a certificado de honra ao mérito.
Art. 4º Poderão concorrer ao Prêmio, os trabalhos que se enquadrem em uma de suas categorias, e que tenham em seu corpo de autores um enfermeiro. Em caso de inscrição de trabalho de estudantes de graduação em enfermagem, deverá constar a participação de um docente ou orientador.

Parágrafo 1º: Os trabalhos concorrentes deverão ser originais e obedecer às normas científicas e da ABNT.
Parágrafo 2º: Os manuscritos deverão ser submetidos em português, em espaço duplo, fonte Times New Roman tamanho 12, layout de página em tamanho A4 (21cm x 29,7cm) e espaço 1,5 e deverão ser apresentados em, no máximo, 15 laudas.
Parágrafo 3º: Título: Apresentar o título do manuscrito com no máximo 16 palavras. Resumo: Deve conter até 200 palavras e ser apresentado na versão em português. O conteúdo do resumo deve ser informativo e registrado nos itens correspondentes: Objetivos, método, resultados, conclusão e implicações para a prática e Referências. Apresentar, no mínimo, três descritores em português selecionados no endereço eletrônico http://decs.bvs.br.
Parágrafo 4º: Os manuscritos deverão ser apresentados em um dos três formatos aceitos para o prêmio: Reflexão: análise de aspectos teóricos e/ou construção de conceitos e/ou constructos teóricos da Enfermagem ou áreas afins oriunda de processo reflexivo, discernimento e de consideração atenta
do(s) autor(es), que poderá contribuir para o aprofundamento de temas profissionais. Ensaio (Essay). Texto original que desenvolve um argumento sobre temática bem delimitada. Nessa modalidade de manuscrito, o autor tem a oportunidade de defender uma tese sobre tema de seu domínio ou
responder a uma pergunta. A relevância e originalidade da tese ou da pergunta deverão articular-se com o estado-da-arte, desde a Introdução. As seções que compõem o ensaio devem ser pertinentes, coerentes, consistentes e demarcarem uma contribuição para o estatuto do conhecimento no campo
em que a tese ou a pergunta foi formulada. Os argumentos adotados para a sustentação da tese ou da resposta à pergunta precisam fundamentar-se em referenciais teórico-filosóficos e/ou marcos conceituais amplamente difundidos na literatura científica mundial. A conclusão ou comentários finais são indispensáveis nessa modalidade de manuscrito. Pesquisa Original: relatório de investigação de natureza empírica ou experimental original e concluída de Enfermagem, segundo a metodologia científica, cujos resultados possam ser replicados e/ou generalizados. A composição desse manuscrito deve ter: Revisão de literatura, Método, Resultados, Discussão e Conclusões/ Considerações Finais e implicações para a prática.
Art. 5º A Comissão Julgadora será constituída por três membros indicados pela Direção da Escola Anna Nery, pertencentes ao quadro docente efetivo da Escola.
§ 1º – A presidência da Comissão Julgadora deverá ser indicada pela própria Comissão, a partir da escolha de seus membros;
§ 2º – Os membros da Comissão Julgadora não poderão concorrer ao Prêmio.
§ 3º – Todas as atividades realizadas pela Comissão Julgadora serão registradas e irão compor um relatório no qual deverão estar listados, por ordem de classificação, os trabalhos premiados.
§ 4º – Caberá a Comissão Julgadora a elaboração dos critérios para avaliação dos trabalhos concorrentes, levando-se em consideração a temática central do prêmio, o ineditismo e/ou originalidade e as contribuições ao campo do conhecimento e da prática da enfermagem, no que pese a área da assistência, do ensino e/ou pesquisa.
§ 5º – A Comissão Julgadora é soberana, não cabendo recursos às suas decisões.
Art. 6º O resultado do processo de premiação será proclamado pela Comissão Julgadora na sessão solene de premiação do evento, na qual deverá ser lido o relatório elaborado por esta Comissão.
Art. 7º – Os casos omissos serão apreciados pela Comissão Julgadora.


Atualizado com informações da 10ª versão do ENFCUIDAR em 27 de marco de 2023