Nossa história

  1. Histórico:

A Faculdade de Enfermagem da UERJ está preparada para congregar no 10º ENF CUIDAR com os estudantes de iniciação cientifica, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, estudantes dos cursos técnico em enfermagem de graduação, enfermeiras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de áreas afins, entre os dias 15 e 18 de agosto, no Campus e na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Serão dias intensivos de debates, reflexões, construção de consenso, estabelecimento de diretrizes políticas para intensificar a disseminação de conhecimento cientifico na enfermagem, produzido no nosso Estado.

O evento “ENFCUIDAR” promovido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ENF/UERJ, realizado em parceria com as Escolas de Enfermagem das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro – a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ); a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UFERJ) e a Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade do Federal Fluminense (EEAAC/UFF); desde 2006.

Sua criação emerge de diferentes agentes sociais do campo da Enfermagem fluminense mas cabe destaque para registro, na 10º edição, que foi o investimento na construção deste evento científico por duas docentes, Professoras Doutoras: Iraci dos Santos, Doutora em Enfermagem e Titular da Faculdade de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Nébia Maria de Almeida de Figueiredo, Doutora em Enfermagem e Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Ana Nery e Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, detentoras de produções científicas na construção de conhecimento teórico e princípio filosófico no cuidar/educar em saúde.

Originado a partir do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ, em parceria com os demais Programas de Pós-graduação em Enfermagem das universidades públicas do Rio de Janeiro: ENF/UERJ; EEAN/UFRJ; EEAP/UNIRIO; EEAAC/UFF); constituía-se como de caráter nacional, ocorrendo a princípio anualmente. E posteriormente, configurou-se em evento de intercâmbio entre instituições e pesquisadores nacionais e internacionais, resultando em sua internacionalização a partir do ano de 2016.

O evento contribui na produção e divulgação do conhecimento acerca do processo de cuidar / cuidado, com vistas a excelência da prática de Enfermagem. Ocupa desde sua criação lugar de destaque veiculação do conhecimento em temáticas específicas do Cuidado em Enfermagem e Saúde, abrangendo inclusive, outras realidades para além do cenário fluminense.

Nesta perspectiva, evidencia-se a preocupação com o processo de cuidar/cuidado de enfermagem em diferenciados e relevantes contextos da saúde.

Nesta trajetória histórica ocorreram as seguintes temáticas:

1º Simpósio Nacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “O cuidado ao cuidador – da teoria à prática” (2006)

2º Simpósio Nacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “A Sistematização da Assistência de Enfermagem” (2007)

3º Simpósio Nacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “Saberes e práticas para o cuidar em enfermagem” (2008)

4º Simpósio Nacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “Pedagogia do Cuidar em Saúde e Enfermagem” (2009)

5º Simpósio Nacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “Cuidando da Vida e Promovendo a Saúde” (2010)

6º Simpósio Nacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “O cuidar em saúde na perspectiva interdisciplinar” (2012)

7º Simpósio Nacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “A Sociopoética e Abordagens Afins” (2014)

8º Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “Autonomia no processo cuidar / cuidado na perspectiva do ensino, pesquisa e atenção ao usuário” (2016).

9º Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional – O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR: “A enfermagem e as doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas: inovações no processo de cuidar” (2019).

Salienta-se que o ENFCUIDAR é um evento científico solidificado na história da Enfermagem, o qual é aguardado a cada dois anos por pesquisadores, profissionais e estudantes da área, a fim de apresentarem suas pesquisas, articularem intercâmbios, renovarem seus conhecimentos, permitindo assim, a criação de inovações tecnológicas no cuidado em saúde e enfermagem, além de proporcionar uma prática profissional embasada em evidências científicas.