Tenda Iraci dos Santos

Inspirada nas Tendas Paulo Freire, espaços de construção compartilhada do conhecimento, construídos no bojo do movimento da educação popular, a Tenda Professora Iraci dos Santos é um espaço que busca honrar o nome desta mulher, de trajetória inspiradora que, dentre tantos feitos, deu origem ao ENFCUIDAR, integrando as Faculdades de Enfermagem públicas, da região metropolitana do Rio de Janeiro, num espaço de construção coletiva acerca de formas de assistir, pesquisar e ensinar a enfermagem.

A pesquisa sociopoética na enfermagem, legado da Professora Iraci dos Santos, convida a pesquisar incorporando os sujeitos da pesquisa como corresponsáveis pelos saberes produzidos, reconhecendo o corpo e da criatividade artística como caminhos, incorporando a dimensão ético-estética e política na produção do conhecimento, perfeitamente alinhada com a proposta que norteia a organização das tendas como espaços de saúde e cultura.

Nessa perspectiva, abrimos a Tenda Iraci dos Santos, convidando os participantes do ENFCUIDAR a se integrar ao espaço, vivenciando as propostas das oficinas, buscando e trazendo inspiração para caminhos de construção de conhecimento que aproximem culturas em prol de um cuidado que integre a experiência humana, produzindo saúde.

Atividades

  • Exposições – derivadas de práticas de cuidado. As exposições são permanentes, mas existem horários agendados em que é possível contar com a presença de um guia que conduz os participantes pelos caminhos do cuidado a partir da arte.
  • Oficinas teórico vivenciais – Atividades cujo eixo estruturante são as ações extensionistas fundadas em práticas dialógicas. Em tais atividades, os participantes inscritos poderão experimentar práticas propostas e dialogar sobre seu desenvolvimento como expressão do cuidado sensível na enfermagem.
  • Encontros – A tenda estará aberta como espaço possível para construção de diálogos em torno das questões que envolvem as concepções teóricas e a cultura de cuidado.